sábado, 7 de maio de 2011

COLCHAS DE RETALHOS SÃO COMO NOSSAS ESCOLHAS.

                                 
Os caminhos da vida são feitos de decisões e escolhas. Assim, o que cada um de nós é hoje, seja na  vida profissional, seja na  vida pessoal, é sempre conseqüência dessas escolhas e das ações adotadas para efetivá-las e que são essenciais. Assim como uma COLCHA DE RETALHOS.
Cada pedaço de tecido necessita de escolhas reflexivas. De escolhas coerentes para que se combinem entre si, e  não se choquem.
Nossas escolhas podem ter êxito ou fracassar, de acordo com as decisões, estratégias e foco, nossos sistemas de crenças e valores, nosso  estilo pessoal e processos, nossas estruturas sociais e, as pessoas que selecionamos para conviver, o sistema de trabalho, o desenvolvimento que adotamos.
Assim sendo, devemos considerar:
A todo o momento, queiramos ou não, conscientes ou inconscientes, por ação ou omissão, estamos sempre fazendo escolhas. E nunca é demais lembrar que não escolher já é uma escolha.
Se quisermos ser as timoneiras da nau da nossa vida, devemos procurar ser conscientes das escolhas que fizemos e estamos fazendo, pois é esta consciência que nos permite assumir a responsabilidade pelos nossos atos e, conseqüentemente, continuar com o que estamos fazendo ou então mudar. É conveniente ter presente que algumas escolhas deram certo em determinados contextos, mas que se adotadas em outros podem ser profundamente negativas. Um pequeno exemplo: alguém que quando criança, para obter o carinho e a atenção dos pais, chorava, fazia manha ou gritava. Depois, quando adulto, para ter as suas necessidades de aceitação e reconhecimento atendidas, adota comportamentos de essência semelhante que, sem a menor sombra de dúvida serão totalmente inadequados, gerando respostas justamente opostas às desejadas. Emfim... assim como uma colcha de retalhos.
Graça Lucia Azevedo

Um comentário:

Norma Cavalcante disse...

Como uma colcha de retalhos nossas ações se encadeiam e dizem o que somos, difícil escolher os pedaços mais coerentes e na medida exata do pedaço anterior...maravilhosa iniciativa tudo muito coerente Mama!!!
Obrigada por ser nossa orientadora e ajudar a encontrar os pedaços mais adequados para a nossa colcha de retalhos.